Internet 5G: entenda o que é e como ela pode impactar o futuro


 Prevista para chegar ao Brasil até o final deste ano, a tecnologia 5G pretende revolucionar toda a sociedade e os meios produtivos. As mudanças prometem ser promissoras no uso de dispositivos moveis, permitindo novas funcionalidades e um incremento significativo do número e da velocidade das conexões, assegura a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


O que é a tecnologia 5G?

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações, o 5G, ou quinta geração da telefonia móvel, é uma nova tecnologia de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis. Ele sucede gerações anteriores, mas autoridades e especialistas apontam que terá melhorias não apenas incrementais, mas qualitativas.


Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit /s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.


Já a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado. Além disso, a tecnologia 5G, segundo a Anatel, será a catalisadora de outras tecnologias como a internet das coisas, inteligência artificial, robótica, inteligência mista e aumentada. Tudo graças à sua baixa latência, que é o tempo que os dados demoram para trafegar.


Características da tecnologia 5G

– Permite mais dispositivos conectados, o que está se tornando necessário diante do crescimento da chamada “internet das coisas”, com o crescimento da comunicação máquina a máquina;


– Aumenta a velocidade de conexão, permitindo um consumo de serviços mais complexos com menos dificuldade, como a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de vídeos e áudios em tempo real (streaming) ou os jogos eletrônicos;


– Diminui a reposta da conexão (latência), melhorando e contribuindo para que os dispositivos móveis tenham uma conexão que permita aplicações em tempo real ou que demandam trocas de informação de forma rápida;


– Tem maior capacidade de banda, o que é importante diante do aumento de informações que são publicadas e circulam na internet, seja a criação de mais conteúdos ou a melhoria da qualidade, como no áudio ou na definição em vídeo


O que esperar da 5G

De acordo com a associação mundial das empresas que atuam no segmento móvel, a GSMA, a expectativa é que até 2025 haja 1,2 bilhão de conexões 5G no mundo. Em alguns países, ela já passou a ser adotada, como nos Estados Unidos, na Austrália, China, Finlândia, no Reino Unido, na Coreia do Sul e Áustria.


Segundo estudo da GSA, das operadoras investindo em 5G, 42% são da Europa, 23% são da Ásia, 11% são do Oriente Médio, 8% são da América Latina e Caribe, 7% são da América do Norte, 5% são da Oceania e 4% são da África.


Quando o 5G será implantado no Brasil?

O edital do leilão 5G, aprovado pela Anatel, está no Tribunal de Contas da União (TCU) para análise e deve ser lançado até o fim deste ano. Ainda de acordo com a Anatel, esse não será um leilão arrecadatório. Isso porque além da implantação do 5G, as empresas terão compromissos de investimentos como a cobertura de internet em estradas brasileiras e em localidades que ainda não contam com internet nenhuma.


Fonte: Republicanos

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO, com informações da Anatel

Fotomontagem: Arquivos banco de imagem Republicanos

Internet 5G: entenda o que é e como ela pode impactar o futuro Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.