Campinas lança campanha contra o analfabetismo

Nos últimos quatro anos, o número de pessoas que se matricularam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) aumentou dez vezes.

Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Campinas: até 30 de março
Crédito: Antônio de Oliveira
São pessoas que têm 15 anos ou mais, e que passaram a frequentar a sala de aula pela primeira vez ou retomaram os estudos, para cursar o ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Educação, na tarde desta segunda-feira, 30 de janeiro, durante o lançamento da 4ª Campanha de Erradicação do Analfabetismo.

 
Em 2013, a Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária), responsável por esta modalidade de ensino (anos iniciais), recebeu 140 novas matrículas. No ano passado, este número saltou para 1.419 novos alunos. “Isso demonstra que a idade não é um empecilho para estes alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa”, argumentou o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.

Vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira: educação é prioridade
Crédito: Antônio de Oliveira

A Campanha de Erradicação do Analfabetismo, que se estenderá até o dia 30 de março, tem o objetivo de sensibilizar a população e, consequentemente, fazer uma busca ativa às pessoas que não são alfabetizadas ou que não concluíram o ensino fundamental.  “O que queremos de fato é acabar com o analfabetismo em Campinas”, afirmou a secretária de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer.


Diretora executiva da Fumec, Darci da Silva: este ano tem caminhada
Crédito: Antônio de Oliveira
Campinas, ao lado de outras oito cidades da Região Metropolitana (RMC) foi contemplada com o Selo Município Livre do Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação. “A Fumec segue com o desafio de erradicar o analfabetismo e reduzir em 50% os analfabetos funcionais, metas estabelecidas pelos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação”, afirmou a diretora executiva da Fumec, Darci da Silva.

Secretária de Educação, Solange Pelicer: desafios
Crédito: Antônio de Oliveira
A Secretaria Municipal de Educação complementa o trabalho recebendo os alunos concluintes de EJA I para que eles terminem a sua formação do ensino fundamental com o EJA II, disponível em 26 escolas da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com Censo divulgado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas era a 5ª cidade com os menores índices de analfabetos ou pessoas com baixa escolaridade entre os 14 municípios com mais de um milhão de habitantes que participaram do ranking.

Na época, o mapeamento mostrava que mais de 28 mil habitantes com mais de 15 anos, 3,26% da população com esse perfil, não sabiam ler e escrever.

Caminhada pela Erradicação

Para divulgar ainda mais a Campanha será realizada a 1ª Caminhada pela Erradicação do Analfabetismo em Campinas dia 5 de fevereiro, às 10h, com saída no portão 1 da Lagoa do Taquaral. O evento percorrerá os portões 8 e 7 e será finalizado no portão 6.

A ideia é motivar os frequentadores do Parque Taquaral a repassarem o projeto para toda a comunidade campineira, buscando atingir cada vez mais analfabetos para que procurem os cursos de EJA oferecidos pela Fumec.

O passeio terá participação de alunos e familiares representando as cinco regiões de Campinas, professores e diretores dos programas de EJA e do Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas), secretários convidados, vereadores e a comunidade em geral.


O EJA desde a 1ª Campanha

2013 – 140 novas matrículas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

2014 – 776 novas matrículas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

2015 – 1.160 novas matrículas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

2016 – 1.419 novas matrículas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Fonte: PMC

Campinas lança campanha contra o analfabetismo Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.