Disque Saúde Campinas – 160

O Disque Saúde 160 Campinas, é um serviço telefônico tarifado que atende chamadas pelo número 160 e por meio do qual o cidadão pode receber informações de saúde, orientações sobre os serviços disponíveis no SUS e agendar consultas nos centros de saúde em que está cadastrado.


Coordenador: Helio de Faria Merheb Júnior

O serviço, implantado gradativamente desde 30 de julho de 2009, iniciou suas atividades com informações sobre a epidemia de gripe (Influenza A - H1N1). Em agosto começamos o agendamento de consultas para pediatria e ginecologia para 10 unidades de saúde. Em outubro começamos a confirmação de consultas de especialidades.

No momento são feitos agendamentos nas unidades básicas para as especialidades de Pediatria, Ginecologia, Clínico Geral e Médico de Saúde de Família. Também para alguns exames como o de Papanicolau, Acuidade Visual e Eletrocardiograma. Hoje temos cerca de 85 % das unidades básicas de saúde da rede SUS, no sistema. Algumas unidades ofertam consultas em Odontologia. Pacientes que já estão em atendimento na Policlínica 2, Ambulatório de Especialidades do Hospital Mario Gatti ou no Centro de Reabilitação de Sousas, também podem agendar seus retornos pelo 160. O objetivo é atingir a totalidade dos Centros de Saúde em breve e o agendamento para a maioria das ações prestadas nestes.

Atualmente, os pacientes agendados para as especialidades com maiores demandas reprimidas, recebem uma ligação do disque saúde/ 160, confirmando se irão ou não na consulta, com o objetivo de diminuir as faltas nos ambulatórios. Nos casos de desistência da consulta, a vaga é devolvida ao Centro de Saúde para agendar outro paciente no lugar. Dos pacientes confirmados conseguimos uma presença de até 95% nestas especialidades.

Para agilizar o atendimento a pessoa deve usar o Cartão Saúde Cidadão ou o Cartão SUS (apenas o número) e estar com o cadastro no Centro de Saúde atualizado. Em caso de mudança de bairro ou de unidade de saúde, é necessária esta atualização, sem a qual não é possível fazer o agendamento. Toda atualização de cadastro deve ser feita no Centro de Saúde, levando um documento de identidade e um comprovante de endereço.

O Disque Saúde é operacionalizado pela IMA (Informática dos Municípios Associados), que contrata os profissionais e dá todo o apoio técnico e operacional, através de contrato de prestação de serviço com a Prefeitura de Campinas. Atualmente temos 26 atendentes e 2 supervisoras, Angela Soares e Elizabeth Pinhati. A coordenação é feita pelo médico do Departamento de Saúde, Hélio de Faria Merheb Jr. e apoio técnico da enfermeira Olga Enjoji.

Clique aqui para acessar o roteiro de informações para a rede municipal de saúde na utilização do serviço Disque Saúde - 160.

Fonte: PMC
Disque Saúde Campinas – 160 Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.