Fernando Mendes recebe representante da categoria de árbitros de Campinas

Por Caroline Trubano:

Na manhã desta terça-feira, 14, o vereador Fernando Mendes, recebeu em seu gabinete, o árbitro de futebol, João Antônio Fernandes Neto.


Vereador Fernando Mendes  e árbitro, João Neto
Foto: Rafael Alfaro
Neto trabalha há mais de vinte anos com serviços de arbitragem de futebol amador, na cidade de Campinas e região. O encontro teve por objetivo pleitear algumas dificuldades encontradas pela categoria e as melhorias que podem ser feitas, destacando a importância da profissão, quanto ao bom  funcionamento do esporte.


Em 2013, a profissão foi regulamentada no Brasil, pela Lei nº 12.867, porém,  na prática, carece em diversas áreas, inclusive na área de infraestrutura.

O árbitro de futebol, também conhecido como juiz, é responsável pelo cumprimento das regras, pelo regulamento e, também, pelo espírito esportivo, podendo intervir, caso haja necessidade, para aplicar a penalidade necessária e cabível.

Para a realização de uma partida de futebol, ou para qualquer outro tipo de esporte, a função do árbitro é primordial, sem ela, não existe uma partida concreta, com leis.

Durante muito tempo, o árbitro de futebol não teve seu trabalho reconhecido, sendo taxados como profissão secundária, além das ofensas que muitos sofrem no meio esportivo. Porém, sua atividade é essencial, sem árbitro não existiriam os jogos e os campeonatos. Cada um desempenha sua função  para, ao final, se obter êxito e qualificar o exercício da profissão.

SAIBA MAIS
Você sabia que ao fim de uma partida, o árbitro precisa ter documentado tudo o que ocorreu durante o jogo. Este relatório deve ser escrito com linguagem técnica, e deve ser entregue a confederação, ao qual faz parte.

Confira as informações que podem constar:

Informações básicas
O árbitro deve adicionar no relatório informações básicas como, por exemplo: Data e hora do início da partida; Local da partida; Nome dos clubes que fizeram a partida; Resultado da partida.

Instalações
O árbitro deve descrever de forma objetiva os pontos principais das instalações do campo visando mostrar quaisquer irregularidades que possam interferir na partida. Sendo alguns deles: verificar redes antes do início de cada tempo de jogo, verificar bandeiras de escanteios, entrada do campo, possíveis irregularidades no gramado, existência de ambulância no estádio, policiamento e iluminação do gramado.

Atrasos
Caso haja atrasos para o início da partida, o árbitro deverá descrever os motivos pelo qual houve o atraso bem como o tempo adicional para iniciar o jogo.

Substituições
Devem-se registrar as substituições de jogadores dos dois clubes durante a partida e anotar o tempo de partida em que houve as substituições bem como o número da camisola dos jogadores envolvidos nas substituições.

Faltas
Informar o número de faltas de cada equipe durante o jogo e o tempo de jogo em que ocorreu a falta.

Advertências
O árbitro deve registrar todas as advertências realizadas por ele durante a partida informando também o número de cartões amarelos aplicados ao longo do jogo e os respetivos números das camisas dos jogadores que receberam dos cartões amarelos.

Caso haja expulsões durante a partida, o árbitro deve descrever o tempo de jogo do ocorrido, os motivos pela expulsão, e de qual equipe pertence o membro expulso. Em caso de jogadores descreve-se o número da camisa e sua equipe e em caso de comissão técnica, descreve-se o nome e cargo do membro na equipe.

Comportamento das claques
O árbitro deve descrever detalhes sobre atuações da torcida dentro do estádio que possam interferir de algum modo na partida. Situações como o uso de raio laser no gramado, faixas e gritos insinuando a violência, homofobia, racismo, uso de sinalizadores e objetos atirados no gramado são alguns exemplos que devem ser registrados no relatório do jogo para que medidas sejam tomadas.

Tempos de compensação
O árbitro deve informar no relatório a quantidade de minutos que foi adicionado ao final de cada tempo da partida devido a pequenas paralisações do jogo.

Apanha-bolas
O árbitro deve relatar qualquer irregularidade que possa vir ocorrer com os apanha-bolas durante a partida. Situações como a demora em devolução da bola, provocações, expulsões de apanha-bolas, entre outras devem ser sempre registadas.

Área técnica
O árbitro deve relatar qualquer irregularidade na área técnica de cada equipa como por exemplo: invasão indevida do relvado durante a partida; uso de aparelhos de comunicação com jogadores; ofensas ao árbitro; entre outras.

Cancelamento de partida
Caso haja o cancelamento da partida, o árbitro deve descrever com detalhes os motivos pelo qual a partida foi cancelada. Geralmente ocorrem em caso de temporais durante a partida, brigas entre torcidas, invasões de campo entre outros



Fernando Mendes recebe representante da categoria de árbitros de Campinas Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.