No dia do Optometrista, vereador Fernando Mendes protocola projeto de lei para a categoria

Por Caroline Trubano:

Na tarde desta quinta-feira, 23 de março, o vereador Fernando Mendes, protocolou na Câmara Municipal , um projeto de lei  que visa o reconhecimento da profissão de Optometrista no âmbito da cidade de Campinas.

Foto: Rafael Alfaro
Essa iniciativa tem como princípio beneficiar a todos que exercem a profissão.

No município de Campinas, a lei nº12.392/2005, que dispõe sobre Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza ( ISSQN), não consta na lista de serviços em  anexos a profissão do Optometrista,  portanto, o projeto de lei visa complementar a lei em questão, uma vez que será acrescentado o subitem Optometria Básica e Plena na cidade.

“ Levando em conta a optometria, que é uma  ciência especializada no estudo da visão,  se trata de uma profissão livre e independente , que exite há mais de cem anos e é reconhecida pela ONU, EMS e OPAS, ela não é reconhecida no nosso município e esse projeto vem para fazer parte do ISSQN, promovendo assim, mais assistência de saúde visual para a população”, relata Fernando Mendes.

Entenda a diferença entre Optometrista, Óptico e Oftalmologista:
Optometrista: O optometrista é o profissional graduado e habilitado na área da saúde ,sanitários, NÃO MÉDICOS, autônomos e independentes, que atua na atenção primária da saúde visual. Capacitado a prescrever óculos, lentes de contato e terapias visuais voltadas para melhoria da capacidade visual do paciente.
A profissão existe no mundo há mais de 100 anos, sendo praticada em mais de 130 países.
Para tal profissão, é exigido um curso de OPTOMETRIA, com duração em média de 5 anos, podendo se estender a um especialização de 2 anos.

Óptico: Profissional com formação técnica, responsável por estabelecimentos de comercialização de produtos ópticos, como óculos de grau, e lentes de contato. Sendo o profissional óptico, responsável pela CONFECÇÃO dos óculos e conferência das receitas de acordo a prescrição do Optometrista ou Oftalmologista. Toda óptica por lei deve ter um profissional Óptico.
Oftalmologista: Profissional formado em medicina com especialização em oftalmologia, uma especialidade que estuda e trata DOENÇAS relacionadas ao olho como catarata, alteração de retina, glaucoma entre outras.
No dia do Optometrista, vereador Fernando Mendes protocola projeto de lei para a categoria Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.