Optometria é tema da 3ª Reunião da Comissão de Defesa do Consumidor


Na tarde desta segunda-feira (15), o vereador Fernando Mendes, que é presidente da comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor, trouxe representantes do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO- SP), para debater a inserção da profissão de Optometria no ISSQN do Município de Campinas.

Foto: Rafael Alfaro
Estiveram presentes o advogado do Croosp, Filipe Menino, o Delegado Regional de Optometria de Guarulhos, João Paulo de Freitas , o ex- presidente do Croo-SP, Vilmário Antonio Gutiel , profissionais e alunos de optometria da Universidade Bráz Cubas.

Foto: Isabella Silva
O professor da USP, Edu Moura, trouxe dados importantes para compreender a função do oftalmologista, que trata das patologias que são doenças , como catarata, glaucoma. Já o optometrista é responsável por prescrever óculos, lentes de contato e terapias para melhorar a capacidade visual do paciente.

Foto: Isabella Silva
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia, 18,8% da população, cerca de 35 milhões de pessoas, declaram ter dificuldades para enxergar, sendo que 80% da demanda é para a medição do grau do óculos, ou seja, se tivesse o profissional de optometria, as filas de atendimento reduziriam rapidamente, melhorando a qualidade de vida da população.

Para o vereador Fernando Mendes, a classe de optometria tem sido reprimida:

Nós vivemos numa sociedade de consumo com muitos privilégios, a prova disso é a dificuldade que o governo tem em fazer uma reforma, pois toda vez que propõe uma mudança tem que mexer no privilégio de algumas classes e com a optometria não é diferente. Quando se fala de profissionais independentes, que cuidam da visão primária, é como se houvesse um predador social, neste caso, os oftalmologistas”, relatou Mendes sobre uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos optometrista na cidade de Campinas.

O vereador pretende fazer outra reunião aberta ao público para trazer mais informações à toda população.
Foto: Isabella Silva
O direito de ver é de todos! Não vamos fechar os olhos para esta causa.


O Vereador Fernando Mendes é a favor da Optometria em Campinas.

Optometria é tema da 3ª Reunião da Comissão de Defesa do Consumidor Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.