Professor garante que optometria pode ajudar na redução das filas do SUS para atendimento oftalmológico


O professor da USP Eduardo Moura afirmou durante reunião da comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor, presidida pelo vereador Fernando Mendes (PRB), que se a profissão de optometrista já estivesse regulamentada na cidade, muitas pessoas não estariam mais nas filas do SUS aguardando por atendimento oftalmológico. No encontro, Moura apresentou dados importantes que mostram as diferenças entre a atuação do oftalmologista e do optometrista. “O médico com a especialização em oftalmologia trata das patologias que são as doenças como, por exemplo, como catarata, glaucoma; já o optometrista é responsável por prescrever óculos, lentes de contato e terapias para melhorar a capacidade visual do paciente”, explica o profissional.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 18,8% da população, cerca de 35 milhões de pessoas, declaram ter dificuldades para enxergar, sendo que 80% desta demanda é para a medição do grau dos óculos.


Diante desses dados o vereador Fernando Mendes, vem discutindo o tema e inclusive protocolou um projeto de lei que garante a regulamentação do serviço em Campinas. “Fui procurado por muitos profissionais que estão tendo dificuldades de exercer sua função, que alegam que estão sendo vistos como clandestinos. Precisamos regulamentar isso, afinal, é um absurdo e, inclusive, fere o direito do cidadão em ter acesso aos mais variados serviços”, defende o parlamentar.


Segundo Mendes, “com os profissionais de optometria além de garantir a redução das filas de atendimento, melhoraríamos, inclusive, a qualidade de vida da população que vai passar a enxergar melhor”, complementa.

Participaram também da reunião da comissão realizada na última segunda-feira (15), representantes do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO- SP), o advogado do órgão Filipe Menino, o delegado Regional de Optometria de Guarulhos, João Paulo de Freitas, o ex-presidente do CROO- SP, Vilmário Antonio Gutiel, profissionais e alunos do curso de optometria da Universidade Bráz Cubas de Mogi das Cruzes.


Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC com informações do Gabinete do vereador Fernando Mendes

O Vereador Fernando Mendes é a favor da Optometria em Campinas.

Professor garante que optometria pode ajudar na redução das filas do SUS para atendimento oftalmológico Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2021 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.