Secretaria de Esportes lança programação de cursos on-line de capacitação


A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer lançou nesta sexta-feira, 22 de maio, o Programa OnLine de Capacitação no Esporte, que vai fornecer conteúdos para capacitação, atualização, qualificação e troca de experiências na área esportiva para os profissionais de educação física e público em geral. São cursos gratuitos e as inscrições estarão abertas a partir da segunda-feira, dia 25, nas mídias sociais da Secretaria.

“Num momento de pandemia, isolamento social, vamos usar instrumentos online para levar conhecimento para quem gosta de esporte, trabalha com esporte e quer empreender na área esportiva”
, explicou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Dário Saadi.

Serão 14 cursos, sendo 10 da Secretaria de Esportes e quatro do Sebrae. Os cursos começam no dia 8 de junho e vão até 25 de junho. Não são cursos profissionalizantes, mas de capacitação e qualificação. O programa tem a parceria também da Secretaria de Trabalho e Renda.

“Trata-se de uma oportunidade de aprimoramento para enfrentar o novo cenário pós Covid-19. Temos que nos preparar para o futuro, quando não tiver mais, se Deus quiser, essa pandemia”, acrescentou o secretário.

As aulas podem interessar a atletas, empreendedores no esporte, academias, estabelecimentos comerciais esportivos e também entidades que trabalham com esporte, como escolinhas de futebol. A expectativa da Secretaria de Esportes, é que nestes primeiros cursos participem em torno de mil pessoas. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de participação.

O Sebrae dará cursos sobre "Empreendedorismo como opção de carreira", "Formalização", "Ganhe mercado" e "Divulgue seus negócios em mídias sociais". Neste caso, a pessoa deverá fazer a inscrição direto com o Sebrae.

Os cursos online do Sebrae serão pela plataforma codions.live, e as inscrições serão pelo Google Forms. As pessoas que fizerem inscrição no link bit.ly/esportesebrae receberão por e-mail o link de participação uma hora antes do curso. Há um limite de 100 inscrições e serão encerradas dia 8 de junho, às 14h.

Os demais cursos serão desenvolvidos pelos profissionais da Secretaria de Esportes e parceiros. Neste caso, as inscrições serão feitas por meio de link (bit.ly/esporteonlinecampinas). Neste caso, a plataforma será a Google meet.

Os cursos da Secretaria de Esportes serão: o "Ensino do futebol através de jogos", "Maratona: como se preparara para a prova e algumas curiosidades", "Ginástica laboral em tempos da Covid-19", "Benefícios da prática do voleibol adaptado", "Recreação: boas lembranças, brinquedos e brincadeiras", "Envolvendo o idoso frágil na política de esportes", "Organização de eventos esportivos: produção e administração", "Lei de incentivo ao esporte: repasses pela Lei 13019/14", "Como elaborar uma planilha de treinamento para corrida de rua" e "Fiec (Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas) na prática: apresentação de projetos da Lei 13019/14".

Avanço

O setor esportivo foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Os maiores eventos esportivos mundiais foram adiados e outros até cancelados. A prática da atividade física também foi comprometida e a rotina da população alterada por conta do isolamento social.

“Campinas teve um avanço nos últimos cinco anos na Secretaria de Esportes. Batemos o recorde de participação de pessoas nos eventos e no número de eventos esportivos em Campinas que foi de 513 em 2019. Esse recorde, certamente, seria quebrado em 2020, mas a pandemia não permitiu”, argumentou Dário Saadi.

Diante desse cenário, acrescentou o coordenador de Eventos da Secretaria de Esportes, Fernando Vanin, surgiram novas alternativas e maneiras das pessoas continuarem ativas mesmo estando em casa. Além disso, a busca por novos conhecimentos têm aumentado bastante já que muitos trabalhos foram interrompidos ou até mesmos extintos.

“Queremos dar a nossa contribuição oferecendo esses cursos de capacitação para ajudar na pós pandemia; no enfrentamento de um mundo que pode ser diferente a partir do fim do isolamento”, argumentou Vanin.

A coordenadora de Formação Esportiva da Secretaria de Esportes, Renata Baronti, disse que a equipe está se empenhando para a realização de cursos online e também em ampliar os conteúdos. A Secretaria também oferece por meio de suas redes sociais o Projeto “Em casa, em Movimento”, para que as pessoas possam manter suas atividades físicas em dia sem sair de casa, diante do isolamento por conta do novo coronavírus.

Secretaria de Esportes lança programação de cursos on-line de capacitação Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.