A HUMILDADE DA MENTE

Existe a humildade que devemos buscar, é claro, que é a que vem do Espírito Santo como um fruto de sua presença em nossas vidas. Porém há dois tipos de humildade: a da mente e a do coração.


A humildade da mente, é aquela que acontece fora do coração, isto é, a humildade que tem como pano de fundo, objetivos interesseiros, este tipo de humildade é normal em pessoas falsas, fingidas, e que em muitas vezes expressam educação ou elogios vazios. Eis aí a humildade que mais vemos no mundo, mas não há nenhum valor diante de Deus.

Um funcionário que costuma ser humilde diante de seu superior, especialmente quando está em sua presença, querendo se mostrar prestativo, obediente e fiel, não quer dizer necessariamente que esta humildade é do coração. Muitas vezes esse tipo de comportamento que é bonito aos olhos e muito parecido com a verdadeira humildade, na verdade é algo circunstancial, usualmente provocada pelo interesse de se obter alguma coisa, seja favor ou piedade.

Um criminoso quando é capturado, se mostra o mais humilde dos homens, para provocar compaixão à autoridade que o prendeu. Se obter liberdade e estiver portando uma arma, numa situação de vantagem, seu coração se mostrará como realmente ele é.

Uma moça quando ama um rapaz, e quer casar-se com ele, e quando vai à casa da futura sogra, é a mais humilde das mulheres, porém uma vez casados, se a sua conduta foi apenas a humildade da mente, certamente com o tempo desprezará a sua sogra.

A humildade da mente, busca a glória humana, como um lobo que se veste de cordeiro, assim é o orgulhoso vestido de humildade da mente; o joio parece com o trigo quando pequeno, da mesma forma que o humilde de mente parece com o humilde de coração.

O humilde de mente aceita a glória desse mundo, assume os elogios que recebe, como seus de direito, e ainda que diga não, no seu interior exalta a si mesmo. É um orgulhoso esperando uma chance, nunca aceitando o seu erro. Cala-se no momento, mas depois se retira consolando-se no seu coração derrotado e magoado, que estava com a razão ou que foi injustiçado de alguma forma.

O humilde de mente não perde uma oportunidade para mostar aos homens que é humilde, e se deleita com as considerações, ele é capaz dos maiores esforços para obter elogios, ele gosta de ser notado pelos homens pela sua expressão de ''humildade''. esse tipo de pessoa é tão traiçoeira, que as vezes engana até a si mesmo, pensando que não precisa buscar no Senhor a humildade verdadeira, acreditando que já a possui. Porém são pessoas que jamais enganarão a Deus, e os seus frutos podres não demoram a aparecer.

''A humildade da mente, é um câncer no coração, é só de aparência, dura pouco porque é falsa, e logo mostrará sua verdadeira face, especialmente se a pessoa obtém o que queria, ou prospera no seu intento''.
A HUMILDADE DA MENTE Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.