Habitação fecha parceria para uso inédito do Cartão Reforma

A Secretaria de Habitação de Campinas firmou uma parceria com o Instituto Liberty, entidade que atua no acompanhamento integral de egressos do sistema prisional, em Campinas e em outros municípios. Pelos termos do acordo, os egressos poderão trabalhar na execução de reparos de unidades habitacionais de famílias que possuam renda mensal de até R$ 1,8 mil.

Reunião acertou trabalho conjunto entre Habitação e Liberty
Crédito: Divulgação - Cohab
Essas obras são viabilizadas pelo Cartão Reforma, programa lançado pelo governo federal. A inovação no uso do Cartão foi apresentada pelo secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Samuel Rossilho, ao ministro das cidades, Bruno Araújo, em reunião realizada em Brasília na última terça-feira, 17 de janeiro.


A forma inédita de utilizar o Cartão Reforma foi desenvolvida em Campinas e o projeto piloto servirá de modelo para outros municípios. De acordo com o secretário Samuel Rossilho, todos os contatos estão encaminhados, as parcerias estão sendo firmadas e as fases preliminares à execução do projeto estão delineadas, entre elas a seleção de dois núcleos habitacionais onde os técnicos começarão a atuar já a partir da semana que vem.


Na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro, Rossilho reuniu-se com Marcos Silveira, coordenador do Instituto Liberty. Na abertura do encontro, Silveira apresentou algumas ações desenvolvidas pelo Instituto, entre as quais se destacam projetos educacionais, de qualificação profissional, geração de renda, culturais e outros, com o objetivo de apoiar o ex-presidiário em sua reinserção social e contribuir no exercício da cidadania e diminuição da criminalidade.


Em seguida, Rossilho e Silveira acertaram detalhes do trabalho conjunto. O coordenador do Instituto Liberty garantiu que todas as dúvidas foram esclarecidas e que a segurança para a concretização da parceria é total.


“A proposta é que, juntos com o Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça, a gente acompanhe o pessoal e as famílias deles no dia a dia, não apenas no âmbito profissional, mas também como forma de envolver o parceiro de maneira segura. A construção civil é o setor para o qual poderemos encaminhar muitos deles de uma só vez, o que certamente os favorecerá no processo de reinserção. Vamos começar imediatamente a seleção dos egressos e semana que vem já estaremos em condições de começar a trabalhar com um efetivo que pode chegar até a 300 homens”, explicou Marcos Silveira.


Apoio técnico

A execução das obras nos imóveis serão acompanhadas por estagiários de engenharia e arquitetura, que darão apoio técnico ao trabalho. O diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Roberto Pereira, contou que, paralelamente ao acerto com o Instituto Liberty, os contatos também já estão sendo providenciados junto aos estagiários.


“Nosso projeto está sendo encarado como modelo para outras cidades e, também por este motivo, estamos centrando nossos esforços na montagem das equipes, para que possamos trabalhar com gente qualificada. Porém nós somente nos sentiremos realizados quando as famílias concluírem as reformas que idealizaram para aumentar o conforto de suas moradias”, concluiu


O secretário de Habitação explicou que o desenvolvimento da parceria atende a pedido do prefeito Jonas Donizette. “O prefeito me pediu e eu informei a ele que nossas equipes trabalham de maneira acelerada em todas as frentes para que, assim que o Ministério das Cidades lançar o edital, nós tenhamos condições de colher os primeiros resultados deste projeto ousado que vai colocar Campinas, mais uma vez, em destaque no cenário nacional”.


Rossilho anunciou também que, aproveitando a disponibilidade do pessoal da Liberty, foi proposta a eles uma outra frente de trabalho, que é a utilização dos egressos na manutenção de prédios públicos. “Acreditamos que será uma oportunidade ímpar também de geração de emprego e renda”, destacou.


O Instituto

Fundado em novembro de 2006, o Instituto Liberty passou a fazer parte das atividades do Projeto Social Liberty a partir de 2009, para facilitar a formação de parcerias públicas e privadas e concretizar efetivamente os diversos projetos de apoio ao ex-presidiário.


Entre os parceiros da instituição estão o Conselho Nacional de Justiça e a Justiça Federal.

Fonte: PMC
Habitação fecha parceria para uso inédito do Cartão Reforma Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.