Tribunal Regional Eleitoral estende cadastro biométrico

Eleitor de todo o Estado que procurar a Justiça Eleitoral poderá ser habilitado; na Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas Vinhedo tem todo o eleitorado cadastrado biometricamente.

Para usar biometria no pleito, 100% dos eleitores têm de se cadastrar
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) estendeu o cadastramento biométrico para todas as cidades do Estado. Antes o procedimento acontecia apenas em alguns municípios.

A partir de 1° de outubro, o eleitor que procurar a Justiça Eleitoral para solicitar o título pela primeira vez, requerer a transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados também terá que fazer a coleta das digitais dos dedos das mãos, além de tirar uma fotografia e colher a assinatura digital, quando disponível.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas Vinhedo tem todo o eleitorado cadastrado biometricamente. O presidente do TRE-SP, desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, afirmou que o comparecimento não é obrigatório, mas é importante que os eleitores busquem fazer o cadastro.

“Estamos adiantando esse trabalho aos poucos para não causarmos transtornos aos eleitores”, disse. Em Campinas, os servidores dos sete cartórios da cidade estão se adequando aos procedimentos. O atendimento, assim como nos outros municípios, será feito de maneira agendada e considerando a capacidade diária limitada para a recepção da população em cada unidade.

O agendamento já está disponível pela internet no site www.tre-sp.jus.br. É preciso levar no dia marcado um documento com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se for o caso.

Homens entre 18 a 45 anos, e que estejam tirando o primeiro título, também devem apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.

Apenas as cidades que têm 100% dos eleitores com o registro da biometria estão autorizados a fazer eleições com o uso do recurso biométrico, o que não deve ocorrer em Campinas para o próximo pleito.

Além de Vinhedo, eleitores de outras 14 cidades do estado já utilizaram o sistema. A extensão do cadastramento visa ampliar, em curto prazo, o número de pessoas com biometria. O objetivo estabelecido pelo órgão é recadastrar todo eleitorado brasileiro até 2018.


Fonte: RAC
Tribunal Regional Eleitoral estende cadastro biométrico Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.