Nutrição é tema da Comissão de Economia e Defesa do Consumidor


À frente da Comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor, o vereador Fernando Mendes (PRB) , reuniu na última quarta-feira, 26 de setembro, profissionais da nutrição para falar da importância da boa alimentação para a saúde das pessoas.

Para isso, contamos com a presença da nutricionista materno-infantil, Amanda Braga, que relatou sobre o trabalho que desenvolve desde o nascimento da criança, até a sua adolescência, prevenindo doenças causadas pela obesidade infantil: “ A saúde da criança começa desde o momento da fecundação. Pais obesos, tendem a ter filhos obesos, não apenas pela genética, mas pelo ambiente em que essas crianças vão crescer”, afirma a nutricionista. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de crianças e adolescentes obesos aumentou dez vezes em 40 anos, totalizando assustadores 125 milhões de jovens com obesidade.

Além da obesidade, temos diversas doenças causadas pela má alimentação, como a gastrite, diabetes, prisão de ventre, anemia nutricional, dentre outras, por isso é necessário manter um equilíbrio, como explica a nutricionista, Patrícia Sestari:

“Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social. As pessoas estão se alimentando cada vez mais e se nutrindo cada vez menos. É necessário um equilíbrio ”, ressalta Patrícia.

Já o vereador Fernando Mendes (PRB) ressaltou a importância deste profissional para a sociedade: Nós trouxemos esses profissionais para falar da importância do trabalho deles na saúde das criança, dos idosos e da população. Enfim, sabemos que com o passar dos anos, houve mudança na alimentação, por isso a necessidade de falarmos sobre isso, uma vez que pesquisas mostram que 51% da população brasileira está com sobrepeso”, acrescenta Mendes.

Quem também esteve presente foi o vereador Jota Silva (PSB), que parabenizou o vereador por mais essa iniciativa: “Pra mim é um prazer fazer parte desta comissão. Quero parabenizar o vereador Fernando Mendes por trazer esse tema bastante relevante. O brasileiro come bem em quantidade e não em qualidade, por isso o papel das nutricionista é tão importante”, ressalta Jota Silva.

Fazem parte da comissão os vereadores Paulo Haddad (PPS), Edison Ribeiro (PSL) e o vereador Carlinhos Camelô (PCdoB).

Confira abaixo alguns projetos que foram exarados pela comissão durante a reunião:

Item 2-
PARECER FAVORÁVEL: Discussão e votação do parecer exarado pelo Senhor Edison Ribeiro favorável ao PLO 387/15, Processo nº 220.598, de autoria do Senhor Carmo Luiz, que “DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE HOTÉIS E ESTABELECIMENTOS SIMILARES OFERECEREM DESJEJUM APROPRIADO PARA DIABÉTICOS”.


Item 3- 
PARECER FAVORÁVEL: Discussão e votação do parecer exarado pelo Senhor Paulo Haddad favorável ao Substantivo Total PLO 111/16, Processo nº 221.568, de autoria do Senhor Jorge da Farmácia, que "DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA DE INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES (CFCS), CONFORME RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 558 DE 15 DE OUTUBRO DE 2015 DO MUNICÍPIO”.

Item 4) PARECER FAVORÁVEL: Discussão e votação do parecer exarado pelo Senhor Paulo Haddad favorável ao PLO 340/17, Processo nº 225.619, de autoria do Senhor Campos Filho, que "ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 3º E ACRESCENTA O ART. 3º-A À LEI Nº 6.687, DE 29 DE OUTUBRO DE 1991, QUE DISCIPLINA O USO DE COMESTÍVEIS NOS AUTOLANCHES E INSTALAÇÕES REMOVÍVEIS DE LANCHES”.

Item 5)PARECER FAVORÁVEL: Discussão e votação do parecer exarado pelo Senhor Paulo Haddad favorável ao PLO 372/17, Processo nº 225.798, de autoria do Senhor Campos Filho, que "ALTERA O ART. 3º E ACRESCENTA O ART. 3º-A À LEI Nº 9.923, DE 2 DE DEZEMBRO DE 1998, QUE “DISPÕE SOBRE A COMERCIALIZAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS E SERVIÇOS, NAS BANCAS DE JORNAIS E REVISTAS EM INSTALAÇÕES REMOVÍVEIS NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS”.

Item 6) PARECER FAVORÁVEL: Discussão e votação do parecer exarado pelo Senhor Carlinhos Camelô favorável ao PLO 311/17 e à emenda supressiva (fls. 12-13), Processo nº 225.456, de autoria do Senhor Tenente Santini, que "DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO DE IDENTIDADE COM FOTO NO ATO DAS OPERAÇÕES COM CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO EM COMPRAS ACIMA DE 350 (TREZENTAS E CINQUENTA) UFIC'S”.

Item 7) PARECER FAVORÁVEL: Discussão e votação do parecer exarado pelo Senhor Jota Silva favorável ao PLO 27/17, Processo nº 223.122, de autoria do Senhor Fernando Mendes, que "DISPÕE SOBRE OS PRODUTOS ESSENCIAIS DE QUE TRATA O § 3º DO ART. 18 DA LEI FEDERAL Nº 8.077, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR”.




Nutrição é tema da Comissão de Economia e Defesa do Consumidor Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.