Museu militar é inaugurado na Fazenda Chapadão, em Campinas

Museu propõe uma imersão na história dos militares campineiros e expõe peças usadas no século 19, além de armamento da 2ª Guerra Mundial.
Canhão exposto no museu foi usado na 2ª Guerra Mundial (Foto: Reprodução de vídeo / EPTV Campinas)

O Museu do Forte Anhanguera, acervo formado com peças militares raras, foi inaugurado neste sábado (18) em Campinas. Localizado na Fazenda Chapadão, o museu propõe uma imersão na história dos militares campineiros, e expõe peças usadas no século 19, assim como um canhão utilizado na 2ª Guerra Mundial.

O acervo recebeu doações de pessoas e associações de colecionadores. Uma das doações veio de um ex-militar procurou os responsáveis pelo projeto informando que continha o acervo do Tiro de Guerra de Campinas (TG 176) quando o local foi fechado.

"Muitas peças que reconstituem a presença do exército no município foram resgatadas neste momento", explica o tenente coronel Eduardo José Lopes Gonçalo.

Entre as peças exibidas estão um banguê datado de 1865, peça usada para transportar "pessoas importantes" da época, e um uniforme de guerra original, usado na Revolução Constitucionalista de 1932.

O museu é dividido em salas expositivas e contém objetos, equipamentos e armamento usados na Batalha da Venda Grande, Revolução Liberal e na Guerra do Paraguai, além de itens que contam a história da Brigada Anhanguera e da própria Fazenda Chapadão, adquirida pelo exército em 1942, e guarda grande parte da história de militares campineiros.

A visitação do Museu é gratuita e ocorre de segunda a sexta, das 10h às 16h. A Fazenda Chapadão é localizada no Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve - Avenida Soldado Passarinho, 1601 - Jardim Chapadão.

Fonte: Cidade ON
Museu militar é inaugurado na Fazenda Chapadão, em Campinas Reviewed by Anônimo on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.