Consultórios de optometria já podem funcionar em Campinas

Você já ouviu falar dos optometristas?

Pois é... parece um nome difícil, mas se refere aos profissionais da área da saúde, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. O termo surge no século XVIII, que deriva do grego, opto (visão) e metria (medida).

O optometrista não é formado em medicina, mas possui a técnica necessária em avaliar alguns problemas relacionados à visão. Sua formação permite ainda identificar uma alteração visual de ordem patológica ocular como a catarata, glaucoma ou sistêmica que é a hipertensão, diabetes, nesses casos, o paciente é encaminhado ao médico especialista.

Pensando nisso, o vereador Fernando Mendes (REPUBLICANOS), da Câmara Municipal de Campinas teve como aprovação no dia 10 de junho de 2019 da lei complementar nº219/2019, de sua autoria, que permite a concessão do alvará de uso a gabinetes optométricos na cidade de Campinas.

"Com isso, os profissionais poderão ter o seu alvará de funcionamento concedido pela Prefeitura Municipal de Campinas. Uma conquista que não beneficia apenas os optometristas, mas a sociedade como um todo, já que a optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo”, destaca o vereador.

Durante quase três anos, o vereador Fernando Mendes, juntamente com o Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP) e com o apoio do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), promoveram diversas ações no legislativo, como audiência pública, audiência facultativa e um grande fórum a fim de levar conhecimento da profissão à população.

O projeto consiste em dar aos profissionais da optometria a possibilidade de trabalharem legalmente dentro do município desde que atendam às exigências legais.


Consultórios de optometria já podem funcionar em Campinas Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.