Como emitir o certificado de vacinação contra a COVID-19 em inglês, espanhol e português

 

[full_width]

Apesar de ainda não haver um certificado internacional único de vacinação contra a COVID-19, o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde firmaram uma parceria para utilizar a plataforma ConecteSUS como certificado digital de vacinação. Para quem já está totalmente imunizado com alguma das vacinas aplicadas no Brasil, é possível gerar o certificado de vacinação em inglês, espanhol e português.


Plataforma ConecteSUS

Através do site ou do aplicativo do ConecteSUS, disponível na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android), é possível obter informações sobre o histórico de saúde, dados de atendimentos realizados, medicamentos distribuídos no SUS e a localização de serviços de saúde dos usuário.


No caso da vacina contra a COVID-19, o Conecte SUS disponibiliza as informações sobre qual vacina foi aplicada, o lote de fabricação e a data de aplicação de cada dose. Além disso, através da plataforma é possível gerar um certificado digital com QR Code. Para quem tomou apenas a 1ª dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado é gerado em português. Já para quem tomou as 2 doses, há opção de mudar o idioma para inglês ou espanhol.


E a vacina da dose única da Janssen?

A vacina da Janssen é de dose única. Portanto, em teoria, após a aplicação da vacina da Janssen e o devido cadastro das informações no ConecteSUS, o certificado de vacinação já pode ser gerado nos 3 idiomas: inglês, espanhol e português. 

Quanto tempo demora para as informações da vacina constarem no ConecteSUS?

Para as informações serem refletidas no ConecteSUS, o prazo pode ser de alguns minutos até alguns dias. Já ouvimos relatos de leitores que reportaram em torno de 7 dias. Já outros leitores nos reportaram que as informações não foram refletidas no ConecteSUS mesmo após os 7 dias.

A responsabilidade pelo cadastro das informações da vacina na plataforma do ConecteSUS é do posto de saúde que aplicou a vacina. Caso não apareçam as informações na plataforma do ConecteSUS após 7 dias, sugerimos que você entre em contato com o posto de saúde que aplicou a(s) sua(s) dose(s) da vacina e peça para que eles realizem o cadastramento.

Você já utiliza o ConecteSUS? Para ver um passo a passo sobre o uso da plataforma, clique aqui. Se você conseguiu gerar o seu certificado de vacinação digital através da plataforma, deixe o seu relato na seção de comentários abaixo.

Para acessar o ConecteSUS na sua versão web, clique aqui.



Fonte: Passageiro de Primeira
Como emitir o certificado de vacinação contra a COVID-19 em inglês, espanhol e português Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.