Comissões aprovam emendas de Maria Rosas ao Orçamento de 2022




 Brasília (DF) – As Comissões dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Educação aprovaram, nesta semana, emendas de comissão que irão compor o Orçamento da União, definindo as receitas fixas do governo para o ano de 2022. Destas, quatro são de autoria da deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP).


Um dos textos trata do apoio aos projetos de ensino básico e visa promover a agenda da Primeira Infância. “Esta fase abrange os seis primeiros anos de vida e demanda um conjunto articulado de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento integral da criança pequena, que se estende por diferentes áreas, como saúde, assistência social, cultura e justiça”, defende a parlamentar.


Outra emenda é sobre o atendimento especializado, que oferece mais qualidade pedagógica e acessibilidade no ambiente físico e nos instrumentos didáticos e pedagógicos, por meio de programas do MEC.


“A educação inclusiva vem se destacando no meio político e esperamos e todos os setores da sociedade se preparem para atender as pessoas com deficiência de forma digna, responsável e competente”, reforça a republicana.


Também foi contemplada a ampliação das ofertas de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção que vão garantir o atendimento da pessoa com deficiência de forma integral e ainda, o Cadastro Nacional de Inclusão que coleta dados e levanta o número de pessoas com deficiência no país para fins de inclusão de benefícios e serviços prestados pelo Estado brasileiro.


Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país.


“Muitos desses cidadãos necessitam de dispositivos para a manutenção do bem-estar e para a superação de barreiras que impeçam a participação plena e efetiva na sociedade. Os recursos serão utilizados para viabilizar a mobilidade e reabilitação e também para a implementação do CadÚnico, que é uma importante ferramenta para auxiliar tanto o governo quanto o Congresso na identificação de ações prioritárias”, ressaltou Maria Rosas.


Texto: Ascom  – deputada Maria Rosas

Foto: Douglas Gomes

Comissões aprovam emendas de Maria Rosas ao Orçamento de 2022 Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.