7 dicas para liderar uma equipe mesmo quando você não é chefe

É muito comum, no mundo corporativo, as pessoas precisarem liderar uma equipe, mesmo que não ocupem cargos de chefia ou supervisão. Por isso, é importante saber como lidar com os recursos humanos e como gerir o time, além de fornecer suporte aos integrantes da equipe.

Veja na galeria de fotos sete dicas para liderar bem um grupo de trabalho independentemente do seu cargo ou da sua experiência:

Converse
Estabeleça um diálogo sobre as metas do grupo e os últimos objetivos. Deixe que todos participem, criando assim uma visão compartilhada do cenário.



Faça apenas o que você sabe
Não tente convencer a equipe de que você tem habilidades que realmente não tem. Identifique os talentos dos seus colegas e peça para que eles compartilhem o conhecimento.



Deixe que o grupo faça escolhas
Permita que as pessoas definam a área do projeto na qual vão atuar. A maioria das pessoas tende a escolher as tarefas que mais se adequam às suas habilidades.



Saiba ouvir
Escute, identifique as diferenças e reconheça as divergências, mas decida qual direção o grupo precisa seguir.



Faça críticas com sutileza e cuidado
Se o trabalho de alguém não está de acordo com suas expectativas, seja sincero, mas faça isso com delicadeza. Ofereça ajuda, pergunte se a pessoa precisa de mais algum recurso ou proponha mais tempo para que o projeto seja finalizado adequadamente.



Saiba identificar e se responsabilizar pelos erros
Assuma os erros do grupo, independentemente de quem seja o culpado. Essa atitude vai criar mais confiança entre a equipe.



Peça feedback
Pergunte para todos da equipe como perceberam o andamento do projeto e solicite uma avaliação do seu estilo de gerenciamento.

Fonte: Forbes
7 dicas para liderar uma equipe mesmo quando você não é chefe Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.