15 conselhos para se proteger bem do frio

Hidratar a pele e encurtar as horas entre as refeições são duas das medidas que deve adotar para se proteger das temperaturas baixas. Saiba mais.


O tempo mais frio pode ter impacto na sua saúde. A hipotermia e o enregelamento são as potenciais complicações associadas à exposição prolongada a temperaturas baixas. Por isso, é essencial adotar várias medidas para se proteger do frio.


15 dicas para se proteger do frio


1. Mantenha a temperatura da sua casa entre os 18ºC e os 21ºC. Além de ser uma temperatura amena e confortável vai minimizar a mudança brusca de temperatura do exterior.


2. Tome banho com água morna. Pode apetecer um banho com a água muito quente, mas saiba que as altas temperaturas removem a camada protetora natural da pele.


3. Mantenha a pele sempre hidratada, principalmente mãos, pés, rosto e lábios para se proteger do frio.


4. Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa. Não ceda à pressão da moda e evite usar roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea.


5. Proteja as extremidades do corpo. Luvas, gorros, meias quentes e cachecóis são acessórios fundamentais em dias muito frios.


6. Vá petiscando durante o dia. Faça refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas.


7. Coma sopas quentes e beba um chá quente. Bebidas quentes são um poderoso aliado para se proteger do frio.


8. Sumos, fruta e vegetais são os seus melhores aliados nestes dias friorentos. O consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribuem para minimizar o aparecimento das infeções típicas da estação.


9. Evite os fritos, alimentos com muita gordura e os açúcares. Aliás, como no resto do ano.


10. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Saiba que o álcool provoca vasodilatação, que acelera a perda de calor e o arrefecimento do corpo.


11. Mantenha a prática de exercício físico habitual, mas evite fazê-lo ao ar livre. É uma boa altura para se resguardar no ginásio.


12. Procure locais abrigados se a temperatura diminuir muito ou se houver muito vento.


13. Em caso de frio intenso faça pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas, de modo a evitar o arrefecimento do corpo.


14. Mantenha-se seco e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo.


15. Beba água para evitar a desidratação.
Antes, durante e depois de toda e qualquer atividade física.


Fonte: Rota Saúde
15 conselhos para se proteger bem do frio Reviewed by Anônimo on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.