08 de Outubro – Dia Mundial da Visão



O Dia Mundial da Visão comemora-se anualmente na segunda quinta-feira de outubro, neste ano de 2020, caiu exatamente no dia 08 do mês. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), chama a atenção para os perigos à visão, como a cegueira e a deficiência visual. Certos de que 80% das informações que recebemos é através dos olhos.

Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), revelam que a catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo, responsável por 48% dos casos de perda da visão. O Glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo e acomete mais de um milhão de brasileiros. Alergias oculares atingem 20% da população. Os problemas refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) acometem 25% da população brasileira.

Gabinetes Optométricos

Deste modo, cabe ao optometrista, profissional voltado para os cuidados com a saúde dos olhos e da visão, fazer uma avaliação primária da saúde visual e ocular. Pensando na importância do trabalho desses profissionais para a população campineira que necessita desses cuidados iniciais, que inclui a medição das capacidades visuais e defeitos dos olhos, a aprovação do Projeto de Lei nº 36/2018, do vereador de Campinas e atual candidato à reeleição, Fernando Mendes.

Teve como aprovação no dia 10 de junho de 2019 a Lei complementar nº219/2019, que permite a concessão do alvará de uso a gabinetes optométricos em Campinas. Além disso, inclui o art. 15-A na Lei nº 11.749, de 13 de novembro de 2003, para definir exigências para a concessão do Alvará de Uso a gabinetes optométricos.

I - a observância, pelo estabelecimento, das exigências sanitárias pertinentes;

II - a indicação, pelo estabelecimento, de optometrista habilitado responsável pelo funcionamento do gabinete.

“Campinas só tem a ganhar. A optometria é uma ciência de correção visual, no Brasil primeiro surgiu a optometria e depois a oftalmologia. Hoje as filas de esperas do SUS ultrapassam 30 mil pessoas e a concessão deste alvará vai fazer com que aquelas que são mais carentes, em especial na periferia, tenham uma opção mais em conta. As pessoas que têm necessidade de correção e não de tratar uma doença, um caso patológico, poderão ser atendidas pelos optometristas”, diz Fernando Mendes.

                                        Vote para vereador: Fernando Mendes – 10123 
08 de Outubro – Dia Mundial da Visão Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.