Campinas é primeira cidade com Comunidade Resiliente em área específica

CAMPANHA CIDADE RESILIENTE

Na tarde desta quinta-feira, 12 de janeiro, o prefeito de Campinas, Jonas Donizete, juntamente com os vereadores da Câmara Municipal de Campinas, o diretor da Defesa Civil, Sidney Furtado, e o representante da ONU no Brasil, David Stevens, e demais autoridades participaram de uma reunião para dar início ao projeto Cidade Resiliente.


Em 2013, Campinas foi certificada pela Organização das Nações Unidas ( ONU), como cidade modelo, por apresentar práticas efetivas na construção de resiliência, que contribui para a diminuição de riscos e desastres. Também foi criado à época, o comitê de cidades resilientes, responsável pelo acompanhamento das ações e projetos de cada cidade.

O bairro Vale das Garças, localizado na região de Barão Geraldo, foi escolhido devido aos riscos de desastres, uma vez que o bairro, localizado próximo ao Rio Atibaia, sofre constantes problemas de enchentes, e faz parte das 30 áreas de risco na cidade de Campinas. O projeto foi desenvolvido pela Defesa civil, em parceria com órgãos públicos e privados.

Na ocasião, foram enviados representantes do gabinete do Vereador Fernando Mendes.

O projeto tem como finalidade criar ações preventivas para evitar danos causados por fenômenos climáticos e naturais.

FIQUE POR DENTRO

O projeto Comunidade Resiliente tem o apoio de diversos órgãos Públicos Municipais, em parceria com a Unicamp e com o apoio do aplicativo colab.re

MICROEXPLOSÃO
Foto: Divulgação
Um fenômeno climático microexplosão, que atingiu Campinas, no dia 5 junho de 2016, foi uma nuvem carregada de ar, água, granizo e acompanhada de ventos intensos que atingem até 120 km/h. E este fenômeno atingiu a superfície. Cinco pessoas tiveram ferimentos leves, diversas casas ficaram destelhadas, o shopping Iguatemi , interrompeu suas atividades devido ao forte vento que levou teto abaixo. 
Campinas é primeira cidade com Comunidade Resiliente em área específica Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.