Campinas recebe mais 37,8 mil doses e retoma vacinação contra gripe nesta segunda


A Prefeitura de Campinas (SP) retoma, a partir das 12h desta segunda-feira (30), a vacinação contra a gripe para idosos e profissionais de saúde - público-alvo da primeira fase da campanha. A imunização foi iniciada no município no dia 23 de março e o primeiro lote de doses esgotou no primeiro dia. De acordo com a Secretaria de Saúde, 90 mil pessoas foram imunizadas em dois dias na cidade.

Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica de Campinas, a cidade já recebeu mais 37,8 mil doses para retomar a vacinação e fez a distribuição entre os postos de saúde e locais de imunização. No entanto, a ação só será iniciada às 12h para evitar que os idosos se exponham a riscos de contágio do coronavírus ao enfrentar fila nas unidades.

A partir desta segunda, a vacinação também será ampliada aos profissionais das forças de segurança (policiais, agentes penitenciários e bombeiros). Com a alteração, a primeira fase da campanha de imunização agora inclui:

Idosos (acima de 60 anos) - apresentar documento de identidade e carteira de vacinação (se tiver)
Profissionais da saúde - apresentar documento profissional
Cuidadores - basta se autodeclarar
Funcionários de instituições de longa permanência para idosos - basta se autodeclarar
Profissionais de forças de segurança e salvamento

Veja aqui os endereços das UBSs e os locais alternativos de vacinação em Campinas por região

A vacina não previne contra o novo coronavírus, mas facilita a identificação de casos ao imunizar a população contra contra Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B e, com isso, contribui para não gerar sobrecarga na rede hospitalar. Campinas tem um publico-alvo de 146 mil idosos e estima que 54% deste total já foram vacinados.

O primeiro lote que a Prefeitura recebeu da vacina contra a gripe foi de 53 mil doses, que esgotaram logo no primeiro dia de campanha. Depois, a imunização foi retomada na quarta-feira (25), com mais 53 mil amostras.

Destas, 37,1 mil foram aplicadas no mesmo dia e o restante foi redistribuído entre os centros de saúde, que foram orientados a priorizar a aplicação em idosos acamados que forem atendidos em casa pelas equipes.

A vacinação dos acamados segue cronograma estabelecido pelos serviços de saúde de cada região e continua durante o mês. Em anos anteriores, a média de doses aplicadas era de 5 mil por dia. Alguns postos de saúde registraram filas e alta procura por conta da pandemia de coronavírus.

Cronograma de vacinação

A primeira etapa de vacinação segue até 15 de abril. Na segunda, com início marcado para 16 de abril, serão imunizados professores, pessoas com doenças crônicas e funcionários das forças de segurança. A última fase começa em 9 de maio e será voltada para gestantes e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias; crianças de seis meses a 6 anos; pessoas com idade entre 55 a 59 anos; índios e trabalhadores do sistema prisional.


"A estratégia da campanha inclui um Dia D de mobilização nacional, que será em 9 de maio, um sábado", diz nota da prefeitura. A ação contra a gripe vai até 22 de maio.


Fonte: G1 Campinas
Campinas recebe mais 37,8 mil doses e retoma vacinação contra gripe nesta segunda Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.