Estabelecimentos poderão abrir durante 8h por dia em Campinas

A partir desta sexta-feira (21), os estabelecimentos comerciais de Campinas - incluindo restaurantes, salões de beleza, academias e shoppings centers - poderão funcionar durante oito horas por dia.

O decreto municipal regulamentando a nova situação deve ser publicado amanhã, com detalhes do funcionamento, e a decisão municipal segue a estadual. O governador João Doria (PSDB) permitiu o funcionamento por oito horas para regiões na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização, o que é o caso de Campinas.

Nesta quinta, o prefeito Jonas Donizette (PSB) explicou que o horário poderá ser fracionado para todos os setores e os restaurantes não precisarão seguir o horário do comércio de rua e dos shoppings.

De acordo com a Prefeitura, o comércio de rua abrirá das 9h às 17h e cada shopping definirá o horário de funcionamento (veja abaixo). As academias e salões de beleza também poderão fracionar a jornada - sendo que as academias poderão fazer três turnos.

Todos os setores, no entanto, só poderão abrir a partir das 6h e encerrar as atividades até no máximo às 22h.

Segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), o novo horário será fiscalizado pela GM (Guarda Municipal). Desde ontem, a cidade tem multa de R$ 100 para quem não usa máscara e também tem vistoriado comércios para garantir o cumprimento das medidas sanitárias.

LOJAS DE CONVENIÊNCIA
Após proibição da venda de bebidas alcoólicas desde o dia 6 de julho, as lojas de conveniência poderão voltar a comercializar as bebidas até as 22h. O consumo no local, no entanto, continua proibido pela Administração.

AS REGRAS
Para a abertura durante oito horas, os estabelecimentos comerciais deverão seguir regras. Entre elas, a ocupação máxima de 40% para comércio, restaurantes e salões de beleza, e 30% para academias.

Permanece também a adoção dos protocolos gerais e específicos para os setores, além do uso de máscara de proteção por funcionários e clientes.

PARQUES E CLUBES
Os parques públicos de Campinas, que tiveram a reabertura autorizada no último sábado (15), não terão a reabertura estendida por oito horas. Neste caso, o funcionamento continua sendo de seis horas por dia, das 7h às 13h.

Já os clubes, por serem entidades de natureza privada, poderão estender o atendimento por oito horas, também em períodos fracionados se assim quiserem.

OS SHOPPINGS CENTERS
Shopping Jaraguá


9h às 17h - de segundo à sexta

9h às 16h - aos sábados

Parque Prado

Galleria Shopping
Campinas Shopping
Spazio Ouro Verde

12h às 20h - de segunda à domingo

Parque Dom Pedro

Unimart
Shopping Iguatemi
Parque das Bandeiras

13h às 21h - de segunda à sábado
12h às 20h - aos domingos


Fonte: ACidadeOn
Estabelecimentos poderão abrir durante 8h por dia em Campinas Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.