Campinas endurece restrições e comércio, restaurantes e serviços voltam a fechar às 19h


 A Prefeitura de Campinas anunciou nesta sexta-feira (18) o endurecimento das medidas de restrição contra a covid-19 na cidade. A partir de segunda-feira (21), o comércio, restaurantes e serviços devem voltar a fechar às 19h. O decreto regulamentando a mudança será publicado no Diário Oficial de amanhã (19) e vale até o dia 30 de junho.


Até então, Campinas seguiu as regras da fase de transição determinadas pelo Plano São Paulo na última semana, que permite atividades com capacidade de até 40% e horário de funcionamento entre 6h e 21h.


"Em razão dessa piora nos números, o comitê do combate à pandemia de Campinas manteve a capacidade de ocupação de 40% e amanhã será publicado um decreto, em edição extraordinária, e valerá a partir de segunda-feira (21) até o dia 30 de junho de fechamento às 19h", disse o secretário de Justiça Peter Panutto. 


BEBIDA ALCOÓLICA

Além disso, o consumo de bebida alcoólica fica proibido com esse decreto em vias públicas e nas dependências de postos de combustível após às 19h. Essa medida já vale a partir de sábado (19). Os moradores que foram flagrados nesta situação serão multados em 400 Ufics, o que corresponde a R$ 1.480. Caso seja reincidente, o valor dobra.


Os proprietários dos postos que não fiscalizarem o consumo de bebida no local também serão multados, mas com o valor de 800 Ufics, ou seja, cerca de R$ 3 mil.


"Está acendendo uma luz amarela. Precisamos cuidar para dar tempo da vacinação. Lembrando ainda que a população não vacinada, que são os mais jovens, estão mais expostos. E o vírus vai procurar quem está exposto", disse o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.


ATIVIDADES QUE FECHAM ÀS 19H A PARTIR DE 21 DE JUNHO


  •  Comércio e serviços
  •  Shopping centers
  •  Atividades religiosas
  •  Restaurantes e similares
  •  Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética
  •  Atividades culturais, como museus, teatros, cinemas e salas de espetáculo
  •  Parques públicos das 6h às 18h
  •  Clubes sociais
  •  Academias de esportes e centros de ginástica
  •  Cursos do setor de educação não regulada, como idiomas, informática, autoescola, dança, música e teatro
  •  Áreas comuns de condomínio


A SAÚDE


O secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, afirmou que a Prefeitura está tomando as medidas porque, mesmo após 16 meses de pandemia, as pessoas ainda estão sem máscara e fazendo aglomerações. "Estamos passando por uma semana complicada. Não queremos mais prejudicar quem trabalha corretamente. O problema são as pessoas que não seguem", disse.


Ele também explicou que a covid-19 tem desestruturado a rede de saúde pública. "Em relação a essa demanda (de aumento de casos), no primeiro quadrimestre teve um aumento da mortalidade infantil. Isso não é só Campinas, mas o Brasil inteiro. Isso mostra que a pandemia está desestruturando o sistema de saúde. As pessoas devem levar isso em consideração. Não temos mais para onde correr. Precisamos nos vacinar", disse.


Ele afirmou ainda que houve situações das pessoas irem para centros cirúrgicos, mas, como não havia leito (para o pós-cirúrgico), foi necessário voltar para o PS (Pronto-Socorro). "Nesse fim de semana, vamos colocar mil pessoas para trabalhar. Elas já trabalharam no fim de semana passado e no outro. Essas pessoas estão esgotadas. Estamos vacinando bem, mas a custo dessas pessoas e com a desestruturação da saúde. Os bares que passamos no Cambuí, todos conversando sem máscara. A patrulha passa e orienta. Mas as pessoas não levam isso em consideração", afirmou.


Campinas endurece restrições e comércio, restaurantes e serviços voltam a fechar às 19h Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Um comentário:

  1. É incrível como as pessoas nâo valorizam a vida ,leva tudo na brincadeira, um assunto tâo Sério

    ResponderExcluir

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.