Campinas terá usina de compostagem em área dentro do IAC


 A Prefeitura de Campinas instalará uma usina de compostagem em uma área de 164 mil metros quadrados dentro da Fazenda Santa Elisa, onde fica o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), como parte do projeto "Reciclar Verde". O termo de cessão de uso da área foi assinado na tarde desta quarta-feira, 27 de março, pelo prefeito Jonas Donizette, o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, o procurador do Estado, Alexandre Vidotti, o diretor geral do IAC, Marcos Antonio Machado, no Gabinete do prefeito. 


O projeto “Reciclar Verde” prevê transformar galharia, extração e poda de árvore, caixas e restos de alimentos, da Ceasa e de feiras livres; e lodo de esgoto, da Sanasa, em adubo orgânico. Atualmente, cerca de 300 toneladas desse material, por dia, vão para o aterro sanitário. Com a usina, todo esse material vai virar adubo orgânico. O prefeito destacou a importância do Reciclar Verde. “Este projeto é inovador, vamos transformar lixo em adubo”, disse.


A usina será operada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos em parceria com a Ceasa, a Sanasa e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O IAC vai avaliar o adubo depois de pronto e certificar a qualidade do produto. A compra do maquinário da usina foi feita pela Sanasa. 


O adubo orgânico produzido na usina será usado nas áreas verdes, como praças, parques e bosques de Campinas. A ideia é que também os produtores e agricultores, que atuam na Ceasa, utilizem o produto. 

 

“É um projeto pioneiro, uma usina verde. Esse material vai deixar de ir para o aterro, servir como adubo e ser comercializado”, disse o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.


O município já tem licença para instalação da usina, que terá capacidade para atender a todas as cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e aguarda a licença de operação para início do funcionamento. 


Também participaram da reunião diretores da Secretaria de Serviços Públicos, Aderval Fernandes, Alexandre Gonçalves, Márcia Calamari e Paulo Ribeiro e do IAC, Sérgio Carbonell. 

Campinas terá usina de compostagem em área dentro do IAC Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.