Novo Poupatempo no centro de Campinas é o primeiro 100% digital no Estado


 O novo Poupatempo no Centro de Campinas já está em funcionamento no andar térreo do Paço Municipal, onde antes ficava o Protocolo Geral da Prefeitura. É o primeiro Poupatempo 100% digital do Estado de São Paulo, segundo o governo estadual. São 197 serviços disponíveis à população e o posto tem capacidade para atender 800 pessoas por dia. O investimento estadual foi de R$ 112 mil, enquanto a Prefeitura desembolsou R$ 200 mil para a reforma do espaço de 95 m². A administração da unidade é da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável pelos funcionários e suporte técnico. 


O Poupatempo Digital Campinas conta com cinco totens de autoatendimento, 12 computadores, impressora, atendentes para auxiliar os usuários e cerca de 200 serviços disponíveis à população. A unidade fica aberta de segunda a sábado, sendo que nos dias da semana o horário de funcionamento é das 9h às 17h e no sábado das 9h às 13h. Não é necessário realizar agendamento. O Poupatempo Digital tem por objetivo facilitar o acesso aos serviços disponíveis na plataforma digital, como licenciamento de veículos, seguro-desemprego e carteira de trabalho digital. 


"Há vários serviços do Detran, por exemplo, caso a pessoa queira saber sua pontuação na carteira, se possui multas. Também é muito demandado o atestado de antecedentes criminais, que sai impresso e na hora", explicou o superintendente do Poupatempo, Leonardo Maciel, quanto aos serviços mais requisitados. 


A ideia é que esse Poupatempo possa ajudar a população com dificuldade ou impossibilidade de acesso à internet ou que precisa de orientação para conseguir utilizar os serviços disponibilizados on-line. Maciel explicou qual é a dinâmica do atendimento. "Nós procuramos acolher o cidadão que chega ao Poupatempo. Nós perguntamos, tentamos entender a demanda dele, explicamos e indicamos um caminho para que o usuário busque a realização do serviço, seja ele próprio ou com o auxílio dos funcionários, ambientando toda a situação para que ele possa entrar no mundo digital caso tenha dificuldades tecnológicas. Temos recursos como computadores, wi-fi, totem e impressão à disposição, então a gente está 100% preparado para atender o cidadão e para que ele saia dali com o serviço realizado." 


No segundo dia de funcionamento, a unidade do Poupatempo não estava lotada, porém havia um fluxo frequente de pessoas querendo resolver problemas, tirar dúvidas ou mesmo entrando no local apenas por curiosidade por notar que uma nova unidade foi aberta. Até às 15h30 da tarde, 200 pessoas procuraram o espaço recém-inaugurado.


O superintendente do Poupatempo lembrou que, para a unidade no Campinas Shopping, é necessário realizar agendamento prévio, algo que não acontece no Paço Municipal. 


"Não é preciso ter medo de usar os serviços eletrônicos, isso é algo que veio para ficar e cada vez mais vamos intensificar a oferta desses serviços. O Poupatempo que existia antes da pandemia é outro hoje. Ele tem que ser mais digital, com os serviços na palma da mão do cidadão e cada vez mais com a possibilidade de recorrer aos nossos canais digitais. Se conseguir resolver o problema ali, excelente. Se não conseguir, sempre haverá uma unidade próxima para atender às necessidades desse cidadão." 


Fonte: Correio Popular

Novo Poupatempo no centro de Campinas é o primeiro 100% digital no Estado Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Um comentário:

2023 © Fernando Mendes - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.